Sobre aparados da serra

Este verdadeiro complexo de Canyons tem seu inicio na altura do Município de Urubici – SC, onde esta a parte mais vertical em uma altitude de até 1800m, tendo seu fim entre os Municípios de Cambará do Sul – RS e São Francisco de Paula – RS. Podemos dividir os Aparados em duas partes, parte da Montanha esta em Santa Catarina nos Pontos mais altos do Sul do Brasil, outro parte esta ao nordeste da Serra Gaúcha. Nesta parte que esta ao lado do estado do Rio Grande do Sul, as bordas da Montanha abaixo pertence ao estado Catarinense (As bordas bem definidas dos Campos acima da Serra servem como divisa dos estados / Mais detalhes em nosso Link “Mapa”).
Ao longo da cadeia de Canyons existem 36 grandes Canyons, sendo que 25 possuem nomes e 12 são os mais chamativos por sua longa extensão.
Os Grandes Canyons Brasileiros são de grande profundidade e extensão, alguns chegam até 7km extensão em uma profundidade de até 900mtr.
Os Aparados da Serra Geral possui a maior parte de Mata Atlântica preservada do Brasil onde podemos encontrar animais Silvestres como o temido Puma “Leão Baio” ou o Veado Campeiro muito comum na área central da Montanha. Os Aparados ainda tem o maior numero de vertentes de águas cristalinas do Brasil e é aqui que temos as menores temperaturas Registras no pais.

Aparados da Serra Geral / Origem.

As marcas e a cultura podem ser vista ainda na Montanha. Os Tropeiros que desbravavam o Sul do Brasil criaram caminhos que desciam os Aparados. A “Serra Velha”, hoje a Serra da Rocinha, caminho para carros e caminhões já foi caminho para Bento Gonçalves e Anita Garibaldi (História da Revolução Farropilha) que tropeavam em direção ao litoral (Laguna - SC / Araranguá - SC). Entre vindas e idas os Tropeiros observavam a Montanha com grandes cortes lembrando que as fendas na Serra Geral parecem ser cortados a facas (Foram Aparadas a facas). Eram os desenhos e cortes de fendas que atingiam os Campos de Cima da Serra e chamavam a atenção desses desbravadores.
Os Aparados da Serra Geral, hoje Aparados da Serra, fica entre 25 a 30 km do Oceano Atlântico em linhas retas, estando no litoral sul de Santa Catarina é possível observar grande parte dos Aparados.

Teoria Científica

Há cerca de 200 milhões de anos, sucessivos derrames basálticos deram origem ao Planalto Meridional do Brasil com uma extensão de um milhão de quilômetros quadrados!
Num período posterior, o imenso continente Gondwana que abrigava toda essa região começou a 'rachar' dando origem aos continentes da África e América. Processos tectônicos e erosivos (fortes chuvas) há cerca de 120 milhões de anos em fase subseqüentes deram à região características singulares formando os Aparados da Serra no nordeste do Rio Grande do Sul com divisa do extremo Sul de Santa Catarina, sendo parte mais ao Norte no Planalto Sul da Serra Catarinense.
A alta umidade, a acidez do solo e a elevada quantidade de matéria orgânica são fatores responsáveis pela vegetação exuberante. Na parte mais baixa são encontradas espécies remanescentes da Mata Atlântica, enquanto que na parte alta aparecem os pinheiros de araucária, árvore símbolo da região. Já nas bordas do planalto aparece a matinha nebular que leva esse nome devido à freqüente formação de nevoeiros.

Abaixo de Zero

O maior Complexo de Canyons da América Latina também é a Montanha mais gelada do Brasil. Seja do Lado de Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, as temperaturas no inverno chegam a baixo de zero facilmente. A neve é comum nos Aparados, o fenômeno surge quando as massas de ar polar estão anexas a sistemas de alta pressão, podendo até nevar nas encostas da Serra Geral (pontos de baixa altitude).
O frio pode ser intenso, quebrando recordes negativos como todos os anos, mais a neve (Fenômeno) só acontece quando estão anexas ao sistema de alta pressão que fica sobre o Oceano Atlântico transmitindo umida para a Montanha. Nos Aparados da Serra já registramos temperaturas de 17graus negativos com sensação térmica de 30graus negativos havendo congelamento em toda a Montanha.

Os Canyons.

Ao longo do complexo são 36 Canyons, sendo que 25 Canyons são reconhecidos e possuem nomes. Em nosso Mapa são apontados os 21 mais profundos com grandes extensões e podem ser visitados através de roteiros de passeios e aventura (Operadoras Receptivas ou Condutores Especializados). Os Canyons mais profundos do Brasil, hoje esta sendo reconhecidos pelo Ministério do Turismo e com trabalhos futuros tende a ser um Roteiro Turístico de grande potencial no sul do Brasil.

Aparados da Serra Turismo - Guia Aparados da Serra - Parque Nacional dos Aparados da Serra - Aparados da Serra Cavalgadas - Aparados da Serra Pacotes - Aparados da Serra SC - Aparados da Serra passeios - Aparados da Serra Pousadas - Aparados da Serra Hospedagem © 2010 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Zaib Tecnologia