O que é Aparados da Serra

Os Aparados da Serra são as encostas da Serra Geral em vertical de parte do Sul do Brasil. Estas encostas foram chamadas pelos Tropeiros de Aparados pois estando em vertical parecem ser cortadas a facas, foi assim que os Tropeiros observavam estas grandes Gargantas (Canyons) quando desbravavam o Sul do pais.

Os Aparados da Serra Geral possui a maior parte de Mata Atlântica preservados do Brasil onde podemos encontrar animais Silvestres como o temido Puma “Leão Baio” ou o Veado Campeiro muito comum na área central da Montanha. Os Aparados ainda tem o maior numero de vertentes de águas cristalinas do Brasil e é aqui que temos as menores temperaturas Registras no pais.

Teoria Científica

Há cerca de 200 milhões de anos, sucessivos derrames basálticos deram origem ao Planalto Meridional do Brasil com uma extensão de um milhão de quilômetros quadrados!
Num período posterior, o imenso continente Gondwana que abrigava toda essa região começou a 'rachar' dando origem aos continentes da África e América. Processos tectônicos e erosivos (fortes chuvas) há cerca de 120 milhões de anos em fase subseqüentes deram à região características singulares formando os Aparados da Serra no nordeste do Rio Grande do Sul com divisa do extremo Sul de Santa Catarina, sendo parte mais ao Norte no Planalto Sul da Serra Catarinense.
A alta umidade, a acidez do solo e a elevada quantidade de matéria orgânica são fatores responsáveis pela vegetação exuberante. Na parte mais baixa são encontradas espécies remanescentes da Mata Atlântica, enquanto que na parte alta aparecem os pinheiros de araucária, árvore símbolo da região. Já nas bordas do planalto aparece a matinha nebular que leva esse nome devido à freqüente formação de nevoeiros.

Aparados da Serra Turismo - Guia Aparados da Serra - Parque Nacional dos Aparados da Serra - Aparados da Serra Cavalgadas - Aparados da Serra Pacotes - Aparados da Serra SC - Aparados da Serra passeios - Aparados da Serra Pousadas - Aparados da Serra Hospedagem © 2010 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Zaib Tecnologia