Informe-se

Dicas de Conduta ao Aventureiro na Região.
Em caminhadas e atividades pelos Parques Nacionais da região e entorno, leve consigo um saco plástico para recolher todo lixo que produzir, principalmente os restos de alimentos, embalagens e garrafas plásticas.

Use sempre calçados adequados, planeje a caminhada de acordo com o nível do seu preparo físico e não esqueça o protetor solar. Para sua segurança contrate condutores credenciados nos Parques Nacionais e que dominam áreas em torno dos PARNAS, como ao centro da região.

Evite durante as caminhadas apoiar se na vegetação, ou colocar as mãos em fendas e buracos; Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, e o jogue somente em local adequado.

Procure empresas associadas à ABETA ou com sistema de gestão de segurança certificados para praticar atividades de Turismo de Aventura na região.

Para atividades de 4x4 só entre em áreas com autorização e demarcadas como acesso para veículos pesados, fora das áreas de conservação.

Em Travessias em torno dos Parques, especificamente margens das áreas ou centro da região, sempre esteja acompanhados de condutores experientes, pois as áreas são favoráveis a surgimento de fenômenos com forte neblina e baixa visibilidade. Aventurando se sozinho não se esqueça de pedir autorização aos proprietários das áreas particulares e só sai pela região estando bem equipado.

Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais.

Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, caminhos alternativos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas.

Acampe em locais pré-estabelecidos e, no mínimo, a 60 metros de qualquer fonte de água.

Não cave valetas ao redor das barracas.

Use racionalmente repelente e protetor solar e, de preferência, duas horas antes de entrar na água.

Não lave utensílios em fontes de água, principalmente utilizando sabão. Afaste-se 60 m do local para lavá-los.

Não queime nem enterre o lixo. Leve um saco plástico para acondicioná-lo.

Antes de deixar o local, certifique-se de que as áreas de acampamento ou trilha permaneçam como se ninguém houvesse passado por ali.

Utilize as instalações sanitárias que existirem – caso não seja possível, cave um buraco com quinze centímetros de profundidade, a pelo menos 60 m de qualquer fonte de água, trilhas ou acampamentos e onde não seja necessário remover a vegetação.

Não construa qualquer estrutura, como bancos e mesas.

Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo mortas ou tombadas.

Não pegue pedras, artefatos, flores, plantas, conchas, etc.

Não faça fogueiras. Elas matam o solo e podem causar incêndios florestais.

Utilize um fogareiro próprio para acampamento.

Para iluminar, utilize um lampião ou uma lanterna.

Se você realmente precisa acender uma fogueira, utilize locais previamente estabelecidos e mantenha o fogo baixo.

Certifique-se de que sua fogueira está completamente apagada antes de abandonar a área.

Evite fumar, mas se parecer impossível certifique-se de que as bitucas estão realmente apagadas e traga-as de volta.

Observe os animais a distância – mesmo os menores. Qualquer tentativa de aproximação pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque. Além disso, eles podem transmitir doenças.

Não alimente os animais.

Faça silêncio e evite levar instrumentos sonoros.

Não leve animais domésticos.

Sempre que houver oportunidade, transmita para outras pessoas os princípios de mínimo impacto em áreas de preservação.

O visitante também deve procurar estar ciente das regras de visitação de cada atrativo, como, por exemplo, saber onde é permitido atividades como passeio a cavalo, off Road, rapel, entre outros. E, para isso, a melhor maneira é entrar em contato com o órgão responsável pela área de preservação.

Aparados da Serra Turismo - Guia Aparados da Serra - Parque Nacional dos Aparados da Serra - Aparados da Serra Cavalgadas - Aparados da Serra Pacotes - Aparados da Serra SC - Aparados da Serra passeios - Aparados da Serra Pousadas - Aparados da Serra Hospedagem © 2010 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Zaib Tecnologia