As cidades

Cambará do Sul - RS
Cambará do Sul – RS, esta situado ao Sul dos Aparados da Serra em altitude de 990mtr. No estado do Rio Grande do Sul esta situada ao Norte do Planalto Serrano. Como todos os municípios que são da região dos Aparados, Cambará do Sul é uma pequena cidade que possui um pouco mais de 6.000 habitantes e uma grande área rural. Sua extensão de bordas de Aparados da Serra, chega a 80km de extensão fazendo divisa com o estado de SC. Grande parte do Município abriga vales, rios e bordas dos Aparados. Ao Norte do Município temos grandes áreas preservadas em terras particulares, onde é possível ver muitos animais silvestres, como o temido Puma, Veados, Raposas e outros. Cambará do Sul – RS, junto ao Município de Praia Grande – SC, são os únicos no pais a abrigar dois Parques Nacionais em uma só cidade. Os Parques estão situados ao Sul e Centro de Cambará do Sul dentro de uma área de divisa com SC as bordas dos Aparados da Serra. Um dos Parques leva o nome da “Montanha” dos “Aparados da Serra” e possui em seus limites o famoso Canyon Itaimbézinho. O outro Parque é chamado de Serra Geral e também possui em seus limites um famoso Canyon, chamado de Fortaleza.
O principais pontos Turísticos do município estão dentro dos Parques Nacionais, parte das bordas dos Aparados da Serra onde encontramos o Canyon Itaimbézinho, Malacara e Fortaleza. Ainda dentro dos Parques é possível ver outros belos Canyons. Em campos do Município é possível visitar belas cachoeiras como a Cachoeira dos Venâncios que faz divisa com o Município de Jaquirana – RS.

Cambará do Sul nasceu em 17 de abril de 1864, a partir da doação de 200 hectares de terra à igreja, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em pagamento a uma promessa feita ao padroeiro São José. Até 1963, a área pertencia ao município vizinho de São Francisco de Paula.
A palavra Cambará é de origem tupi-guarani e significa 'folha de casca rugosa'. É o nome de uma árvore típica da região. Na praça central de Cambará do Sul é possível conhecer a árvore. Foi os Tropeiros que deram inicio a cidade utilizando aquele ponto de muitas álvores de Cambará como ponto de pousos. Com o tempo foram feitos abrigos ao lado das alvores de Cambará. O ponto passou a se chamar de Cambará pelo numero de arvores que tinha ao refor dos abrigos dos Tropeiros.

Aparados da Serra Turismo - Guia Aparados da Serra - Parque Nacional dos Aparados da Serra - Aparados da Serra Cavalgadas - Aparados da Serra Pacotes - Aparados da Serra SC - Aparados da Serra passeios - Aparados da Serra Pousadas - Aparados da Serra Hospedagem © 2010 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Zaib Tecnologia