As cidades

Bom Jardim da Serra - SC
Bom Jardim da Serra – SC, esta situada ao Centro Norte dos Aparados da Serra em uma altitude média de 1.245mtr. No estado de Santa Catarina esta situada no Planalto Sul. Como todos os municípios que são da região dos Aparados, Bom jardim da Serra é uma pequena cidade com um pouco mais de 4.000habitantes e uma grande área de rural. É o município que mais possui bordas de Aparados da Serra, são mais de 130km que rasgam as bordas da Serra. Ao Norte do Município esta situado o Parque Nacional de São Joaquim que abriga vales, rios e bordas dos Aparados. Ao sul do Município temos grandes área preservadas em terras particulares, onde é possível ver muitos animais silvestres, como o temido Puma, Veados, Raposas e outros.
O principais pontos Turísticos são as bordas dos Aparados da Serra onde encontramos a Serra do Rio do Rastro, Canyon das Laranjeiras, do Funil e Canyon da Ronda. Ao longo das bordas dos Aparados da Serra em área territorial de Bom jardim da Serra além de possuir os Canyons citados a cima o Município esconde outros vales e bordas de gargantas impressionantes que ficam mais ao Sul na divisa com São José dos Ausentes – RS.

Bom Jardim da Serra tem suas origens no início do século XVIII, época em que os tropeiros do sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul, viajavam para o Estado de São Paulo com a finalidade de levar suas mercadorias, para vendê-las ou trocá-las, e trazer itens não existentes em suas regiões de origem. Geralmente levavam charque, couro, queijo, sebo, pinhão, gado, cavalos, suínos e muares, e traziam de volta tecidos, sal, farinha de mandioca, açúcar, arroz, querosene, munições e armas.
Por serem suas viagens extremamente longas, costumavam descansar sua tropa de mulas e os condutores em locais já pré determinados. Como Bom Jardim da Serra ficava no topo da Serra do Rio do Rastro, cuja descida era extremamente penosa e perigosa, já que muitas mulas caiam nas ribanceiras, morrendo e perdendo suas preciosas cargas, aqui os tropeiros acampavam para recobrar suas forças e preparar-se para a descida que chegava a durar de 2 a 5 dias, dependendo do clima. Esse acampamento, com o tempo, tornou-se um pequeno vilarejo, que progrediu com o comércio, já que passou a ser parada obrigatória para aqueles que demandavam o litoral com destino ao Estado de São Paulo. A origem do nome foi dita por tropeiros que tinham seus pousos em baixo de lindas Araucarias que lembrava a eles um “Jardim”, “Bom” para o pouso no alto da “Serra”.

Aparados da Serra Turismo - Guia Aparados da Serra - Parque Nacional dos Aparados da Serra - Aparados da Serra Cavalgadas - Aparados da Serra Pacotes - Aparados da Serra SC - Aparados da Serra passeios - Aparados da Serra Pousadas - Aparados da Serra Hospedagem © 2010 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Zaib Tecnologia