As cidades

Praia Grande - SC
Praia Grande - SC, esta situado ao Sul dos pés dos Aparados da Serra em altitude de 45mtr. No estado de Santa Catarina esta situada ao extremo Sul. Como todos os municípios que são da região dos Aparados, Praia Grande é uma pequena cidade que possui um pouco mais de 8.000 habitantes e uma boa parte de área rural. O município é rodeado de Montanhas que são as encostas dos Aparados da Serra fazendo divisa com o RS as bordas da Montanha e o Rio Mampituba que passa ao lado da cidade. Praia Grande, junto ao Município de Cambará do Sul – RS, são os únicos no pais a abrigar dois Parques Nacionais em uma só cidade. Os Parques estão situados ao Oeste do Município dentro de uma área de divisa com RS as bordas dos Aparados da Serra. Um dos Parques leva o nome da “Montanha” dos “Aparados da Serra” e possui em seus limites o famoso Canyon Itaimbézinho. O outro Parque é chamado de Serra Geral e também possui em seus limites outros belos Canyons, como o Canyon Malacara.
O principais pontos Turísticos do município estão dentro dos Parques Nacionais, parte das econcostas dos Aparados da Serra onde encontramos o Canyon Itaimbézinho, Malacara e Fortaleza. Ainda dentro dos Parques é possível ver outros belos Canyons.
Exite no município uma famosa trilha chamada Rio do Boi. Esta trilha da acesso ao interior da garganta do Canyon Itaimbézinho, aventura única nos Aparados.

O município surgiu quando os Tropeiros desbravaram as encostas dos Aparados abrindo a Serra do Faxinal, que hoje circular carros e ônibus mais um dia foi só caminho de Tropas. Os Tropeiros ao longo de períodos utilizaram o ponto que hoje é chamado de Vila Rosa como pouso, fazendo pequenos abrigos. Em 1890 surgiram os primeiros colonizadores que vinham de São Francisco de Paula e Taquara no RS, que naquele tempo era conhecida como Roça da Estância, devido que muitos fazendeiros necessitavam de produtos agrícola que não se adapta ao clima da serra, descendo as encostas para plantar. Como era trilha de tropeiros, que ao descer e subir a Serra , levando mantimentos e muitos tipos de mercadorias, para a venda, troca ou mesmo para a reposição nas fazendas da serra e praias do litoral RS e SC, logo se deu o nome de Praia Grande. O rio do Boi, saída do Canyon Itaimbézinho, que avistado do alto da serra mostra seu pequeno curso de água e uma enorme praia de pedras de basalto que se originam de dentro do Canyon Itaimbézinho e rolam em direção do mar, formando uma praia grande de seixos rolados, cinza e verde.

Aparados da Serra Turismo - Guia Aparados da Serra - Parque Nacional dos Aparados da Serra - Aparados da Serra Cavalgadas - Aparados da Serra Pacotes - Aparados da Serra SC - Aparados da Serra passeios - Aparados da Serra Pousadas - Aparados da Serra Hospedagem © 2010 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Zaib Tecnologia